Como se preparar para o Aleitamento Materno?

Informação. Isto deve ser levado muito a sério durante os 9 meses de gravidez, por quê? Porque muitas mulheres tendem a preocupar-se em demasia com enxoval, roupas, móveis e acessórios… os quais também são importantes, porém, leitura e informações concretas do que significa amamentar, saber que isto vai além de “dar o peito”é uma tarefa de extrema importância e merece devida atenção e tempo livre. Tempo este que será escasso e muitas vezes conturbado depois que o bebê nascer.

Escolha do (a) Obstetra, do Hospital e do(a) Pediatra. Este quesito entra no ponto anterior, uma vez que procurar saber se o seu pré-natal direciona para o aleitamento materno; e Hospital em que você dará a luz é ou não “Amigo da criança”, é de suma importância para a preparação. Por quê? Para assegurar que você terá profissionais que a oriente sobre como amamentar seu bebê (pega correta), ao invés de oferecerem, muitas vezes sem seu consentimento ou conhecimento, glicose ou leite artificial para o seu/sua filho (a). E neste quesito, também entra uma redobrada atenção à escolha do pediatra. O processo de Aleitamento é árduo e tem altos e baixos, logo, você vai precisar de um médico(a) que lhe dê forças e não facilidades, como recomendações de uso de outros bicos: chupetas, mamadeiras, leite artificial, água ou chá. Leia mais em “A confusão de bicos”.

Você sabia??

“Que o motivo alegado para o desmame é a recomendação da própria equipe de saúde em 31,4% dos casos, comparável aos 31,5% de mães que abandonaram esta rotina alimentar alegando que o ´leite não sustenta? É, portanto, fato notório que o treinamento, tanto para clientela dos nossos serviços de saúde como para os profissionais que as assistem, incrementa a taxa de aleitamento, embora possa parecer desnecessário na visão de alguns.”

DIAS REGO, José. Aleitamento Materno: um guia para pais e familiares. P.38 2.ed. São Paulo: Atheneu,2008.

Cuidados com as mamas. A natureza fez-nos um excelente trabalho. Deu-nos um par de seios, sim, porque tudo que é importante no corpo humano vem em dose dupla, já repararam? Olhe pro seu corpo e observe. Por que preparar as mamas? Preparação na verdade deve ser vista como uma série de coisas a evitar. A modernidade inventou diversos produtos para pele, entretanto, a zona – auréola e bico do peito – deve se manter ao natural e de vez em quanto exposta à luz solar, apenas. Portanto, evite: loções hidratantes, sabonete líquido ou em barra no local, água muito quente, óleos etc. Em outras palavras, evite excesso de higienização no local, se cair um pouco de sabão ou Shampoo quando estiver lavando o cabelo, não faz mal, é difícil evitar mesmo. Porém não lave diretamente o local! Por quê? Porque a pele ficará mais fina e sensível! Enquanto grávida você nem vai notar, mas quando seu bebê abocanhar os peitos, você vai se lembrar da importância deste recado, de como preparar os seios para amamentar.

Estímulo, o melhor a dizer sobre isto é: Calma, muita calma… Tudo tem seu tempo! Não precisa ordenhar, espremer e amassar os seios. O leite virá no momento certo, acredite! Aproveite a gravidez para seguir principalmente o primeiro ponto, informação. Cultive o máximo que puder, indague, busque, compartilhe seus medos. Empodere-se, sinta-se confiante! Porque estar preparada pra amamentar, significa estar em consciência do poder de seu corpo, sim, do seu corpo! A mamas são as “mamadeiras” do seu bebê, mas a produção de leite vem de dentro, com um conjunto de funções e comportamentos que dependem do seu bem estar para fluir e se materializar no melhor que seu bebê terá, o leite materno. “Mente sã, corpo sã.” Esta é a melhor preparação! E ela surge com o quê?? Informação.

Você sabia??

“Os exercícios mamilares, a massagem e a expressão do colostro são contra-indicados pelo estímulo que podem provocar à liberação de ocitocina, mesmo hormônio que provoca contração uterina e que pode levar a abortamento ou trabalho de parto prematuro? Esta ´preparação´ dos mamilos também se mostra ineficaz na prevenção de rachaduras e feridas que podem ocorrer no início da amamentação, já que sabemos serem estas provenientes muito mais por erro na posição da boca do bebê no mamilo (pega incorreta) do que pela não preparação dos mesmos. ”

DIAS REGO, José. Aleitamento Materno: um guia para pais e familiares. P.42. 2.ed. São Paulo: Atheneu,2008.

Referencial teórico:

VINHA, Vera Heloisa Pileggi. O livro da Amamentação. Campinas, SP: Mercado de Letras,2006.

DIAS REGO, José. Aleitamento Materno: um guia para pais e familiares. 2.ed. São Paulo: Atheneu,2008.

Share This Post

Comments

August 10, 2016
[…] as os benefícios dos Tubérculos de Montgomery sejam eficazes, é necessário que a mãe evite a lavagem dos mamilos antes e/ou depois de cada mamada, pois essa ação pode fragilizar o mamilo e retirar o fator de proteção natural. O ideal é lavar […]

Write a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *