O banho e as 3 fases para se ter sucesso nele

Você sabe como proceder no banho do seu bebê? O que fazer com o recém-nascido, como apoiá-lo pra não escorregar? Como fazer o processo de passar da banheirinha pro chuveiro, sem ser traumático? Com certeza a sua mãe, avó, tia e até a vizinha já esclareceram como fazer, não é mesmo?

Mas e o SEU banho, alguém já lhe deu dicas ou disse como será? Ah, ninguém nunca contou o que acontece contigo em cada fase do bebê? Então vou te ajudar.

Fase 1

De zero a 6 meses

Seu bebê nasceu, lindo, mimoso, cheirosinho.

Normalmente no final do dia, a gente toma um banho quentinho e relaxante pra deixar rolar todo o estresse e cansaço ralo abaixo, não é mesmo? Mas quando se está amamentando nem sempre é assim. A gente vai tomar banho quando suspeita que o bebê está calmo, alimentado e tirando uma sonequinha, não importanto se é 9 da manhã ou 8 horas da noite. Então, você corre (na ponta dos pés) pro banheiro, tira a roupa num passe de mágica, abre o chuveiro e sente aquela água quentinha no corpo, respira fundo e relaxa por alguns instantes.

Claro que a gente sempre „ouve“ o choro do bebê mesmo sem ele estar efetivamente chorando (e lá se foi o momento relax!) e procuramos não demorar muito durante o banho.

Durante este curto espaço de tempo, o bebê não chorou e o banho foi realizado com sucesso (ufa!). Você abre o box ou a cortina – aqui em casa, é a segunda opção -, pega a toalha fofa e perfumada e começa a se secar, mas algo „apita“ e não é o teu bebê lá fora no bercinho, e sim o teu leite que começou a pingar incontrolavelmente e você não sabe se continua se secando; se pega papel higiênico pra conter o leite ou se volta pra debaixo do chuveiro. Daí você pensa: “mas meu bebê acabou de mamar!” Aha, a água quentinha que relaxa no banho também estimula seu leite. Bingo!

Eu já saía do banho pronta pra me “lavar de leite materno”. Verdade, nunca tive um momento “aaahh, momento relax” depois de ser mãe.

Passando da fase “leite como segundo banho”, vem a fase do bebê interagir com o mundo, querer ficar olhando a mamãe e, então, a gente leva-o junto conosco para o banheiro, para aquela hora que seria… o “momento relax” do dia: o banho da mamãe.

Começa-se então o ritual. Tira-se a roupa, faz-se risadinhas e brincadeirinhas pro pimpolho, liga-se o chuveiro, continua a falar mimoso com o bebê, entra no box (banheira por aqui), fecha o box ou a cortina e continua falando mimoso com o bebê. Tudo está muito bem até que ele resolve chorar, mas chorar muito e você não consegue entender o que está acontecendo.

Abre a cortina, chama, assovia, bate palma, mas o choro continua… Você vai ter que abortar a missão „momento relax“ e socorrer seu bebê. Algumas vezes a gente recorre ao filho mais velho pra dar uma ajudinha distraindo o bebê, mas só o cheirinho da mamãe resolve, não é mesmo?

E como num passe de mágica tu tomou teu banho em apenas 3 minutos! Mas cuidado pra não confundir o óleo de banho com o condicionador para os cabelos, como aconteceu comigo!

Fase 2

De 6 a 12 meses

Evoluindo um pouco mais no desenvolvimento do bebê, vem a fase de rolar, ficar de barriguinha pra baixo e começar as tentativas de sentar e de engatinhar. Ahh, a mamãe fica tão feliz com a garra de aprender e de explorar o mundo que o bebê mostra nos olhinhos…Mas e o teu banho? Hum, como será agora? Como deixar o bebê em segurança, como distraí-lo pra ter o “momento relax”? Calma, sempre tem uma saída.

Eu tenho sempre uma lata ou caixa no banheiro com brinquedos diferentes, coisas como: prendedor de roupa, caixa de lenço, livrinhos e chocalhos. Como o bebê não vai tão frequente ao banheiro, a Lata de Brinquedos sempre acaba distraindo por alguns minutinhos durante teu banho.

Mas, tem coisas no banheiro que são muuuito mais interessantes que a Lata de Brinquedos, não é mesmo? Como a escovinha de limpar o vaso, a lata do lixo, o vaso sanitário, ou melhor ainda, o rolo de papel higiênico!

Provavelmente o seu “momento relax” poderá acontecer diariamente (nem sempre!) e você vai pedir pra todos os anjos que seu bebê seja comportadinho e fique brincando com a Lata de Brinquedos no chão do banheiro. Só com a Lata de Brinquedos!

Fase 3

De 12 a 18 meses

O seu bebê está crescendo! As gargalhadas, os abraços, os beijos são de derreter o coração da mamãe. As descobertas de aprender a caminhar, de segurar no dedo pra não perder o equilíbrio, de jogar bola e de brincar com bolinhas de sabão. Tudo encantador e mágico.

Entretanto aquele momento do dia que era pra ser o tal “momento relax” está cada vez menos relax, hihihi…

Agora, seu bebê provavelmente caminha, com ou sem apoio e com isso ele tem chance de tornar o seu “momento relax” mais emocionante ainda. Ele pode abrir a cortina enquanto você toma banho e além de se molhar por inteiro também pode molhar o banheiro todo, que tal?! Ou ainda jogar bichinhos de pelúcia pra dentro do box enquanto você está de olhos fechados, tirando o shampoo dos cabelos, hum?! E você já imaginou se ele pega a sua toalha de banho, aquela que está sequinha, macia e cheirosa a sua espera e resolve lhe entregar enquanto a água jorra do chuveiro?!

Tem um fato que é muito importante, já fazem alguns meses, mas você percebeu que seu banho é coletivo? Que é um momento de tensão misturado com alegria? Que ao mesmo tempo que você tem o controle da situação, algo de novo e inesperado vem e a surpreende? Que teu banho dura no máximo 5 minutos e fantasticamente você conseguiu tirar a “nhaca” do dia e dormirá sem desodorante?!

Calma, tudo isso passa, pode acreditar. Seu bebê está crecendo e você terá muitas histórias engraçadas pra contar. Assim como eu!

Todos os fatos e dicas relatados, foram realmente vividos!

Sócia-Fundadora da empresa Klein Mello´s Ltda.

Share This Post

Write a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *