Chupetar o peito, vamos falar sobre o que o bebê faz?

 

Quem veio primeiro, o peito ou a chupeta?
Vamos falar do chupetar?
Eu fico zangada quando alguém fala pra uma mãe, que o bebê está chupetando o peito dela.
Sabe por que?
Por que quem veio primeiro?
Foi o peito!
Então o certo seria, peitar a chupeta! (ou não dizer nada, já que o peito não é seu!)
E nem isso o bebê faz, já que o tipo de sucção é diferente, o propósito dessa estimulação é outra, e a forma que é feita também.
Ou seja, quando bebê está na mama ele não chupeta, o nome do que ele faz é amamentação não- nutritiva, significa que mesmo que ele não esteja fazendo uma amamentação efetiva.
O bebê estimula a mama da mãe, que por sua vez recebe sinais de que ali tem um bebê e pode em breve começar a  mamar efetivamente e a mama fica alerta e assim a produção de leite tende a aumentar.
Na amamentação não- nutritiva, a mãe sabe como o bebê está, o bebê tem contato  direto com a mãe, sinais são enviados para o corpo da mãe e hormônios como prolactina e ocitocina ficam alertas. E sabe o que é melhor?
O bebê fica mais calmo, a mãe também fica calma.
O bebê se encontra na fase oral e a amamentação não- nutritiva também é boa pra ele, por que fortalece o desenvolvimento neurológico do bebê e satisfaz algo que ele vem fazendo desde o útero.
Então não diga para uma mãe que o bebê o está fazendo ela de chupeta, por que agora você sabe o quanto é importante para o bebê fazer a amamentação não- nutritiva.
Por que peito é muito mais do que só alimento, no colo o bebê reconhece tudo que viveu dentro do útero.

Share This Post

Write a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *