Amamentação – Toda mulher nasce sabendo amamentar?

“Contrariamente à crença popular, colocar o bebê para mamar no peito não é uma habilidade inata da mãe, mas sim uma habilidade aprendida que se adquire pela observação e experiência”
(Woolridge- M, 1986)

Quantas mães e quantos bebês vocês conhecem que nascem e conseguem mamar perfeitamente?
Eles existem, mas são raros.

Quando engravidei da minha primeira filha, eu também achei que ela sairia da barriga e viria para o peito. Achei que ela faria uma pega perfeita e mamaria lindamente aquele leite de transição em abundância, que não precisa me preocupar, afinal, eu achava que era automático.

Read More

Por que entendemos tão pouco de amamentação?

Até o momento você provavelmente já ouviu que amamentar é bom. Mulheres ouvem o mantra “peito é melhor” praticamente desde a concepção – tanto a Organização Mundial de Saúde quanto a Academia Americana de Pediatria recomendam amamentação exclusiva por seis meses. Com este tipo de endosso, que exige um gigantesco compromisso com o qual qualquer mãe que amamenta concorda, você imaginaria que sabemos absolutamente tudo sobre esta prática.

Na realidade não sabemos. E não estamos nem perto disso.

Read More

Homossexualidade e amamentação, amor em cores

Homossexualidade e amamentação, o que podemos aprender em termos de amor e respeito ao outro?

Homossexualidade é um assunto que sempre causa polêmica. Sem duvidas, todas vocês que acompanham o Mãe de Leite, sabem da importância do aleitamento materno e de todas as demais temáticas que a página vem trazendo, pra que vocês possam se tornarem mães cada vez melhores, e para se tornar uma mãe ainda melhor, o tema LGBT não poderia ficar de fora dos assuntos abordados.

Read More

A psicanálise e a Amamentação – II

Bianca Martins

A mãe vai amamentado e desmamando seu filho, diariamente. A cada mamada, é promovido um pequeno desmame. Tudo é gradual. Quando há qualquer interferência brusca no processo, podem surgir os traumas. E o trauma é algo que nós psicanalistas estudamos muito. Um desmame traumático, do tipo deixar a criança na casa de outra pessoa por 3 dias, passar substâncias com sabor ruim na mama, entre tantas outras modalidades, são sem dúvida práticas a não serem utilizadas.

Read More