Quais os benefícios de amamentar?

Amamentar –  nós seres humanos, assim como todo mamífero, produzimos alimento especializado para nossa cria, no nosso caso o leite materno. No entanto, somos bombardeadas a todo o momento com informações que nos colocam em dúvida sobre a nossa capacidade de prover o alimento para nossos filhos.

Muitas vezes ficamos principalmente em dúvida se apenas o leite materno é suficiente, por isso neste texto irei descrever os inúmeros benefícios do aleitamento materno para o bebê e espero que, ao terminar de ler, você não tenha mais nenhuma dúvida de que o leite materno é mais do que suficiente para que seu bebê cresça forte e saudável.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que o bebê seja amamentado exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida, entende-se por aleitamento materno exclusivo (AME) quando a criança recebe apenas o leite materno diretamente do seio materno ou ordenhado, sem outros alimentos, sejam eles sólidos ou líquidos (incluindo água e chás).

Após os seis meses, quando deve ser iniciada a introdução alimentar, o leite materno continua sendo importantíssimo para a criança e recomenda-se que o aleitamento seja mantido até os dois anos ou mais.

Amamentar exclusivamente protege as crianças de morte súbita (sem causa aparente) quando comparadas às crianças que não foram amamentadas. Além disso, a amamentação diminui o risco de ocorrência de enterocolite necrotizante (inflamação do intestino com necrose), protegendo também contra a diarreia e infecções respiratórias.

Amamentar confere proteção importante contra otite média (infecção no ouvido) em crianças menores de 2 anos e redução na ocorrência de mau oclusões, pois a amamentação auxilia na formação adequada da cavidade oral. O leite materno também protege as crianças menores de 5 anos contra rinite alérgica.

E os benefícios não param por aí, além de todos os benefícios descritos acima, o aleitamento materno também confere benefícios a longo prazo, apresentando redução na prevalência de excesso de peso e obesidade, assim como para o diabetes.

Foi comprovado que o aleitamento materno deixa as crianças mais inteligentes, a amamentação pode influenciar na escolaridade alcançada pelos indivíduos e consequentemente na renda na vida adulta. Afinal, espera-se que quem estudou mais tenha uma renda mais elevada.

Estudos encontraram redução na incidência de leucemia infantil em crianças amamentadas e acredito que ainda serão encontradas muitas outras associações entre o aleitamento materno e a proteção contra doenças.

E os benefícios do aleitamento materno não param por aí, em tempos de crise tudo que queremos é encontrar formas de economizar, pensando nisso preciso lhe informar: o leite materno não custa nadinha! (rsrsrsrs)

O leite materno é um alimento tão poderoso que os seus benefícios não poderiam ficar restritos ao bebê, por isso, amamentar também traz benefícios para a mãe e auxilia no fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. Mas isto é assunto para uma próxima conversa!

Referências

ALMEIDA, J. A. G.; Franz Reis Novak . Amamentação: Um húbrido natureza-cultura. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 80, n.5, p. 119-125, 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde.Guia alimentar para crianças menores de dois anos /Secretaria de Políticas de Saúde,

Organização Pan Americana da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

VICTORA, Cesar G.; BARROS, Aluísio J. D.; FRANÇA, Giovanny V.A; BAHL, Rajiv; ROLLINS, Nigel C. ; HORTON, Susan et al. Amamentação no século 21: epidemiologia, mecanismos, e efeitos ao longo da vida. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 2016.

Share This Post

Comments

Erica Roseno
August 16, 2016
ola. minha prima teve nenem há 7 dias poe cesaria. mas desde que o nenem nasceu ele nao quer pegar o peito. Nos ajude por favor. na maternidade estavam dando leite na seringa pra ele. pois ele chora de fome e quando ela coloca o peito na boca dele ele nao pega de geito nenhum e chora mais ainda. dao ela pega e sa na chuquinha e ele mama. Por que ele nao pega o peito. nos ajudem
August 16, 2016
Olá Erica, peça a sua prima para entrar em contato conosco pelo e-mail: contato@maedeleite.com Vamos dar as orientações que ela precisa. Obrigada!

Write a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *