Tubérculos de Montgomery

Tubérculos de Montgomery, quem são eles?

Os tubérculos de Montgomery, são aquelas pequenas alterações na pele do mamilo e que tem uma função toda especial para o aleitamento materno, durante a gravidez elas sofrem modificações assim como todo o corpo para a chegada do bebê e para o bem estar da mãe.

Tubérculos de Montgomery são glândulas sebáceas, que se alteram durante a gravidez e sua principal função é produzir uma substância oleosa, que serve para proteger tanto os mamilos quanto a areóla. Os Tubérculos de Montgomery são as pomadas naturais que o nosso corpo produz desde a gravidez, permitindo que durante a amamentação as glândulas estejam preparadas para fazer mais duas outras funções:

  • Formam um filme protetor ao redor do mamilo, protegendo de ressecamento, atrito.
  • Função antibacteriana, que protege e trata os mamilo de infecções quando há algum ferimento / fissura mamilar.

Para que as os benefícios dos Tubérculos de Montgomery sejam eficazes, é necessário que a mãe evite a lavagem dos mamilos antes e/ou depois de cada mamada, pois essa ação pode fragilizar o mamilo e retirar o fator de proteção natural. O ideal é lavar os mamilos durante o banho diário, se cair algum shampoo ou sabonete, não se preocupe. O que não é recomendado é a lavagem a cada mamada, o uso de sabonetes e cremes excessivos.

breastfeeding-841506 (1)

O mesmo se aplica para o uso de pomadas em caso de fissuras, a Organização Mundial de Saúde não aconselha seu uso, pois a maioria das pomadas podem conter substâncias químicas, mesmo contento em seu rótulo sendo 100% lanolina, temos que ter em mente que nosso corpo produz a nossa própria pomada, livre de qualquer perigo tóxico e além de tudo, trata e previne futuras fissuras.

Agora que já sabemos quem são os Tubérculos de Montgomery, vamos amamentar acreditando e confiando no poder grandioso que carregamos dentro de cada uma de nós?

Referencial teórico:

SANTIAGO BORGES, Luciano. Manual de Aleitamento Materno. O leite humano- anatomia e fisiologia da lactação. Jefferson Pereira Guilherme, Maria Beatriz Reinert do Nascimento. Barueri, São Paulo: Manole, 2013.

DIAS REGO, José. Aleitamento Materno: um guia para pais e familiares. 2.ed. São Paulo: Atheneu,2008.

SCHWEITZER, Dora. Stillen.Die Veränderung Ihrer Brust. Kempten, TRIAS, 2009.

Share This Post

Comments

Pamella
November 16, 2016
É comum esses caroços ( Tubérculos de Montgomery ) aparecerem em qualquer mulher? Mesmo as que nao estão grávidas ou que não são mães?

Write a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *